terça-feira, 17 de abril de 2012

Fantasma da Opera & Rei Leao

Nunca fui muito fa de musicais, essa coisa da historia ser contada em musicas e dos dialogos serem na sua maioria cantados sempre me deram um pouco de cansaco. No entanto, existem dois musicais que eu sempre quis assistir por serem historias emocionantes e belas e que de alguma forma fizeram/ fazem parte da minha vida. Sao eles: O Rei Leao e O Fantasma da Opera.

O Rei Leao me remete ao comecinho da adolescencia, as idas para pista de patinacao e para as matines de domingo a tarde na boate. Eu amava o filme e as musicas...assitir aquilo era a permissao que eu me dava para aproveitar o pouco de infancia que me restava na transicao para adolescencia. No colegio tinha o irmao mais novo de uma amiga que era viciado em Rei Leao, ele assistia todos os dias ao filme, as vezes mais de uma vez... minha amiga reclamava que nao aguentava mais Simba, Timao e Pumba na vida dela... eu dizia pra ela que o rei Leao era legal e ela virava os olhos.

Anyway, fui la conferir a peca. A melhor definicao foi a que um amigo me disse na vespera da minha ida ao teatro: "Assistir ao Rei Leao e uma experiencia magica". Gente, logo no comeco a plateia e surpreendida por atores customizados de animais e um elefante enorme entra em cena e atravessa os corredores do teatro rumo ao palco. As fantasias sao de autoria de Julie Taymor que junto com maquiagem, movimentos e expressao corporal dos atores a ideia que da eh de animais em meio a savana africana. E possivel ver no V & A, na parte de teatro, as primeiras fantasias feitas para Simba e Nala, lindas!

O Lion King eh o musical numero um em Londres, o mais assistido todas as semanas.
O preco do ingresso e salgado, por volta de 80 libras num bom assento, mas sinceramente, se for pra ficar num assento ruim melhor nem ir... ouvi gente reclamando que nao dava pra ver os atores muito bem. Acredito que o show tenha sido totalmente prejudicado pela localizacao dos lugares na plateia.

Ah, o cenario eh espetacular... impressionante como de um minuto pra outro uma cena termina e outra comeca num cenario totalmente diferente. O salut de Simba e Nala eh a coisa mais fofa de se ver... da vontade de abracar quem esta do seu lado e fazer "ownnnnn". O show eh alegre, colorido, cheio de vida. Do tipo que voce sai feliz e saltitante da peca. Ah, o teatro fica em Covent Garden.

E agora o Fantasma. Bom, existem dois classicos que eu cresci ouvindo/vendo: E o Vento Levou e O Fantasma da Opera. Minha mae eh apaixonada pelos dois, do tipo que assiste pelo menos uma ceninha de quando em sempre. Sao historias dramaticas (muito!) e belas.

O teatro fica perto da Picadilly - bem facil de chegar. A peca me ganhou na primeira cena. A atriz Sofia Escobar que faz a Cristine tem uma voz exuberante, como nenhuma que eu ja tenha escutado na vida. Eu nunca fui a opera e nao sei que tipo de emocoes ela evoca, mas imagino que deva ser algo parecido com a primeira musica que a Cristine cantou... no fim da musica a plateia foi contemplada com... eu nao sei o nome tecnico, com uma tecnica de voz, vamos dizer assim... que ela prolonga uma palavra ao maximo (agudo?). Impressionante e emocionante, pra descrever em duas palavras. Eu nunca tinha visto/ouvido algo parecido e fiquei ate meio assustada, boquiaberta. Principalmente porque a atriz e pequena e magra... como uma voz tao forte e imponente pode sair de uma pessoa que parece tao fragil e pequena? Me emocionou muito, foi uma reacao pela qual eu nao estava esperando, na real, vivi aquilo: a experiencia de ouvir aquela voz, daquele jeito, pela primeria vez na vida. E eh dificil descrever o que senti. O que posso dizer eh que foi uma emocao que nenhuma outra voz havia provocado em mim antes. Nao eh sobre musica, porque sim, a musica eh algo que emociona a alma, mas nao... foi algo especifico sobre a voz da mulher.

Bom, assim como no Rei Leao, o cenario eh absurdamente belo e bem feito. A cena que o lustre (chandelier) cai do teto e toda a movimentacao do Fantasma em torno do teatro sao fascinantes e bem construidas.

As fanstasias sao de tirar o folego... criadas por Maria Björnson - site com alguns esbocos dela : http://potocostumes.webs.com/ sao todas muito bem elaboradas, muito coloridas, muito lindas! Na cena que eles cantam Masquerade, todo o elenco aparece, eles estao num baile de mascaras....babei nas roupas, no vestido lilas da Cristine, na roupa metade homem metade mulher do Fantasma, nas mascaras, na ultima fantasia do Fantasma com mascara de caveira e uma roupa que lembra os nobres da era feudal, vermelha e dourada, a coisa mais linda.

As musicas que o Fantasma e a Cristine cantam juntos sao as melhores. A musica tema (All I Ask of You) ja e por si so maravilhosa e ouvi-la ao vivo com a voz e a perfomance de atores tao competantes ja vale o ingresso do show.

Sai da peca embriagada pelo drama, pelas performances e principalmente pela voz da "Cristine". Foi uma experiencia e tanto. Inesquecivel e especial. Um drama cercado de misterio, teatro, loucura, ciumes, amor... e outros ingredientes que juntos justificam os 25 anos em cartaz da peca. Vida longa ao Fantasma!

Posso contar? Eu gostei mais do Fantasma do que do Rei Leao... mas acho que isso se deu mais pela minha personalidade que e muito mais dramatica do que Hakuna Matata. As duas pecas sao maravilhosas e valem muito o investimento!

Ai, preciso sair!!! Terca- feira de sol por aqui! Beijosss

Foto 1 e 2: Rei Leao
Foto 3 - cena de masquerade do Fantasma
Foto 4 - Fantasma e Cristine
Foto 5 - Cartaz Rei Leoa
Foto 6- Cartaz Fantasma






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentario!