quarta-feira, 28 de março de 2012

As aranhas de Madagascar

Ir ao Victoria & Albert Museum ja 'e por si so um otimo programa e se for pra tomar um cha no seu belo cafe e conferir alguma exposicao temporaria, melhor ainda!

Tate, British Museum, National Gallery, nenhum desses me pegou da mesma forma que o V & A. A primeira visita que fiz foi gracas ao irmao do meu namorado que numa conversa de mesa de pub olhou pra minha cara com o olho arregalado e falou: Voce foi em todos esses museus mas nao foi no V & A?? Ai resolvi ir conhecer, isso foi no passado e desde entao foi amor a primeira visita!

O V&A conta com um acervo gigantesco de obras de artes do mundo inteiro e, diferente do British Museum nao sao pecas historicas e objetos curiosos, sao pinturas, esculturas... fine art. Ja estive la umas 4 vezes e toda vez eu me perco... o lugar 'e enorme, sao 7 ou 8 andares de muita arte.

Na ultima visita que fiz me encantei com a exposicao Golden Spider Silk que justifica o titulo deste post e fica em cartaz ate 5 de junho. Estao expostas 3 pecas que foram criadas a partir de teias de aranha (sim!!). As Nephilas - especie de aranha- sao encontradas em florestas tropicais e foi nas florestas de Madagascar que descobriram que esse tipo de aranha 'e capaz de tecer uma seda super elastica, resistente e bela. A cor 'e o amarelo dourado.

Simon Peers and Nicholas Godley sao os artistas responsaveis pela criacao das pecas expostas. Entre elas, esta uma capa que 'e a maior peca existente feita com a tal seda. Foi necessario seda de 23,000 aranhas para tecer 25 gramas de seda e na capa, existem 1.5kg de seda.

As pecas sao impecavelmente bordadas e simplesmente maravilhosas e nao tem e nunca vao ter algum fim comercial.

O dia ta no fim e eu preciso fazer algumas coisinhas aqui em casa. Amanha tem mais! Bjim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentario!