quinta-feira, 22 de março de 2012

British Museum & Covent Garden



Amanha faz um mes que estou morando na terra do cha com leite, um mes de muitas andancas pela cidade, exposicoes, cafes e fotos. Viver aqui e uma grande mudanca e toda mudanca implica em adaptacoes que nem sempre sao faceis, tenho que reconstruir minha vida profissional e social praticamente do zero e tem horas que tudo que eu quero e deitar na cama e tomar sorvete.

Foi por amor que vim parar no Reino Unido. Foi por nos que eu resolvi mudar e recomecar minha vida aqui. Devido as restricoes do meu visto eu ainda nao posso trabalhar legalmente, entao resolvi criar o blog, assim tenho um motivo para sair todos dias, tirar fotos, procurar novidades, enfim, alimentar o blog pra vcs e pra mim! Quem sabe no futuro nao renda frutos...oxala! Vou rezar pra deusa da disciplina me iluminar e eu conseguir escrever todo dia!

Bom, mas chega de apresentacoes e bla bla bla e vamos ao que interessa: Bristish Museum e um pouquinho de Covent Garden.

Ontem fui encontrar uma amiga no British Museum, foi minha segunda visita. O museu foi inaugurado me 1753 e abriga verdadeiros tesouros da humanidade de diferentes epocas e paises.

Acredito que seja praticamente impossivel conhecer o museu inteiro em um dia, talvez se vc passar o dia la vai conseguir dar uma rapida olhada nos 5 andares. Mas, ai nao vale ne... qual a graca de so bater o olho? Nao da pra absorver nada de nenhuma peca.

Resolvemos olhar os `dont miss` indicados no mapa. Entre eles o jogo de xadrez mais famoso do mundo e um vaso romano. Confesso que esses objetos nao me impressionaram muito, mas em algumas dessas salas vi coisas fascinantes como relogios super antigos onde eram usados pesos para medir o tempo, instrumentos musicais quase pre historicos feitos com pele de animais como bufalo.

O ponto alto da visita foi a parte egipcia. E o maior acervo do mundo com muitas (mas muitas mesmo!) mumias e materiais do antigo Egito. Depois fiquei sabendo que o Egito abdica de volta boa parte das pecas expostas no British Museum. Certo ou errado? Well, as coisas foram retiradas do Egito no periodo que a Inglaterra colonizava o pais.

Alias, essa foi uma impressao negativa que o British Museum deixou em mim, essa coisa da maiorias dos objetos terem sido capturados no periodo que a Inglaterra colonizava paises em busca de mais materias primas para sua revolucao industrial que ia de vento em popa. E possivel ver fachadas inteiras de templos. O pensamento que me veio a cabeca ao ver um desses templos foi: Nossa, mas os caras simplesmente estavam la no Egito, ou sei la onde, viam um templo e pensavam: Gostei desse templo, desmonta ai, poe num navio q eu eu vou levar pro meu pais! Tipo comida take away? So que sem pagar...

Maaas... quem sou eu pra julgar o que se passou na cabeca dos caras que trouxeram todas essas pecas belissimas e raras pra um so lugar? Pelo menos, esta tudo la e qualquer um pode visitar, e de graca.

Concentrar tamanha variedade de objetos raros em um so lugar de certa forma torna mais acessivel o conhecimento sobre essas culturas. Em um so museu o visitante sai sabendo mais sobre Europa, Africa, Asia, etc etc. Portanto, e tambem uma contribuicao pra sociedade. Em 2010/2011 mais de 5 milhoes de pessoas visitaram o lugar, fazendo do BM o museu mais visitado do Reino Unido, e um dos mais visitados do mundo. Para se ter ideia, o Louvre que e o mais visitado do mundo recebe cerca de 8 milhoes de pessoas por ano.
http://www.britishmuseum.org/the_museum/news_and_press/press_releases/2011/bm_reaches_record_audiences.aspx

Sem falar na conservacao das pecas, vai saber se o papiro com um poema egipcio datado 1204 BC (Before Christ) ainda estaria conservado ate os dias de hoje se tivesse ficado em sua terra natal.

A visita a parte egipcia mais os `dont miss` durou cerca de 2h30... fiquei bem tentada a ver uma das exposicoes temporarias sobre a peregrinacao de muslims a Meca, mas era paga (15£)e a fome ja estava fazendo o estomago dar cambalhota. Tudo bem, com certeza eu volto e conto aqui.

Caminhamos uns 10 minutos ate o bairro de Covent Garden, que por mais turistico que seja, conserva um charme encantador com seus teatros, operas e ruas de paralelepidos onde nao circulam carros. Almocamos por la e para nossa surpresa a garconete era brasileira! Hummmm, meu ravioli recheado com queijo de cabra, molho pesto e tomate cereja estava simplesmente delicioso! E a taca de vinho branco acompanhou bem. Pena que nao tirei foto e tambem nao lembro o nome do vinho... vou comecar a ficar atenta a esses detalhes.

Do lado de fora do restaurante havia uma escultura de uma bailarina e algumas pessoas sentadas em volta comendo sanduiches e tomando suco. E muito comum por aqui almocar so um sanduiche, assim como e comum sentar na sarjeta e tomar seu suco e comer. E o melhor, sem parecer mendigo! Acho legal!

Amanha tem mais, agora preciso ir ao correio! Beijos

PS: Apologias pela falta de acentos e cedilha, meu british teclado nao tem!

Ah, links que tem a ver:

http://www.britishmuseum.org/

http://www.covent-garden.co.uk/

2 comentários:

  1. Jannnnn! que delicia saber noticias suas!!! Adorei o blog!!!
    Vc fica ai até qdo... To querendo dar um pulo ai em Agosto...quem sabe hein?
    bjos e tudo de bom sempre!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi. Q legal! me avisa se for vir mesmo, ai a gente passeia por London London. Devo ir pro Brasil no natal, mas nada certo. Bjao

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentario!